terça-feira, 1 de novembro de 2011

Os livros que se publicam, as listas dos mais vendidos, os prémios literários e aquilo que mais interessa

Há épocas do ano em que, apesar da profusão de novas edições que surgem diariamente nas livrarias, não me é muito fácil escolher um livro para ler. Possivelmente porque sou preguiçoso e estou sempre à espera da nata. Talvez seja por isso ou porque já não tenho paciência para o estilo de publicações com que o mercado editorial vai seduzindo não só leitores mas, acima de tudo, não leitores.

São títulos e personalidades que, cada vez mais, interessam a uma parte do sector editorial. Algumas das vezes, infelizmente, àquela parte que tem dinheiro para esbanjar na habituação, no vício, na publicidade e no marketing, para depois ir colher os frutos que quer. Frutos que já não custam tanto dinheiro a produzir. É uma opção de um sistema que valoriza apenas o material, a imagem, o parecer-se com. Daí, muitas das publicações que aprecem nas montras parecerem-se com livros mas serem apenas um produto. Com embalagens vistosas e publicidade em tudo o que é sítio. Não me admira, pois, que se vendam ao lado dos legumes e das mercearias.

Pelo contrário, há publicações que apenas se vendem nos estabelecimentos da especialidade. Como os medicamentos. São livros perigosos, que servem para curar doenças ou alimentar o espírito. Como os remédios deste tipo que só se vendem nas farmácias, são livros que apenas se encontram nas livrarias. Porque são perigosos mas, em geral, não são rentáveis.

Gostaria que António Damásio tivesse vida e saúde para ter tempo de estudar e publicar os motivos que levam a este estado mental. Poderia ser que conseguisse iluminar algumas cabeças pensantes. Pode ser que o seu último livro “O Livro da Consciência – A construção do cérebro consciente” possa já dar uma pequena ajuda. Até porque o livro, para o género, até se vende bem ocupando mesmo um bom lugar no top da livraria A das Artes.

Aqui, a nossa lista dos mais vendidos, desta vez, até tem coincidência com as listas dos grandes grupos livreiros. Mas as listas valem o que valem. Há livros dessas listas de grandes vendedores que não saem das prateleiras ou das mesas da livraria de província. Sejam eles publicitados ou mesmo premiados. Por exemplo, sendo um dos autores que até se vende bem por aqui, desde o anúncio do Prémio Nobel da Literatura de 2010, só um cliente nos procurou por livros de Mário Vargas Llosa. Há mistérios insondáveis dignos de um estudo sociológico.

E este é o prémio Nobel! Imaginem as dezenas de outros prémios que aparecem anunciados nas capas, prémios de que ninguém ouviu falar senão o Editor quando visitou a Feira de Frankfurt.

Felizmente há quem aposte no prémio da qualidade. Autores, Editores, livreiros e, felizmente, alguns leitores. Esse é o prémio que apenas com a leitura se afere. Somos nós, leitores, que o atribuímos. Ao ler, ao falar do livro, ao divulgá-lo. E isso é o que mais interessa.

=============== I N T E R L Ú D I O =====================

É com prazer que divulgo os livros mais vendidos na livraria A das Artes na época pós-férias de Verão. E com redobrado prazer dizer que nove dos doze mais vendidos são de autores de língua portuguesa. Sobram dois autores de língua castelhana e uma italiana.

Vejamos, então, a nossa dúzia mais vendida nos últimos tempos:

Em primeiro lugar o mais recente romance de João Tordo, O Bom Inverno, autor que ocupa ainda o segundo lugar com a história que fez passar-se em Santiago do Cacém, As Três Vidas; Livro, de José Luís Peixoto em terceiro; Segue-se o livro póstumo de António Feio, Aproveitem a Vida; Não podemos fugir ao quinto lugar de Sveva Casati Modignani com o seu Esplendor da Vida; Carlos Ruiz Záfon segue em sexto com Marina que, apesar de escrito antes de A Sombra do Vento apenas agora foi publicado em Portugal; Depois, enfim, depois vem aquele que considero o livro do ano O viajante do século de Andres Neuman; Voltamos aos portugueses com a Caderneta de Cromos de Nuno Markl; O livro da Consciência de António Damásio; tornamos a João Tordo com Hotel Memória, o seu terceiro romance; José Eduardo Agualusa já aparece na lista com Milagrário Pessoal, um ensaio sobre a língua portuguesa disfarçado de romance, como disse um crítico. Quanto a mim, mais uma excelente obra do autor angolano. Finalmente, o brasileiro Laurentino Gomes que, depois do grande êxito de 1808, publica agora 1822.

As listas, como disse, valem o que valem. Para mim, esta é mesmo muito valiosa.

Sines, 19 de Outubro de 2010
Joaquim Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário