terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cada um balança à sua maneira

Segundo o "Diário de Notícias":

A 80.ª Feira do Livro de Lisboa terminou [...]. Que balanço faz da edição deste ano?

«- Foi o ano com maior participação de sempre, em termos de editores, cerca de 170. O fluxo do público e o volume de vendas também aumentaram significativamente. Ainda não temos números definitivos mas o balanço é bastante positivo.» Quem responde é Eduardo Boavida, director da Feira do Livro de Lisboa.

Segundo o livreiro de província, com a mania das independências, ao jornal... ao jornal... (Ops! Não tem voz na Comunicação Social!...):

«- Enquanto decorreu a Feira do Livro de Lisboa os caixotes com novidades aumentaram; os clientes desapareceram, salvo uma ou outra prendinha de última hora, logo, as vendas diminuiram na proporção inversa ao pedido de pagamento de facturas. Aliás, este foi o pior ano de sempre nesse período. Vamos repensar a continuidade da actividade já que, acabada a Feira do Livro de Lisboa, as editoras recomeçam a Feira do Livro de Portugal que, durando TODO O ANO, percorre o País em escolas, bibliotecas, praças e pracetas, estações de comboio, de correios, de serviço... Só faltam os sanitários públicos. É a Feira do Livro da Pouca-vergonha, sem lei nem roque.

Há raras excepções mas começa a ser regra o comércio directo das editoras com o público que deveria alimentar a existência de livrarias.Pedem (mais) criatividade às livrarias. Qual quê!!! Isso é que é criatividade!»Comentário cá meu: O mal do livreiro independente, ainda por cima o de província, é ser provinciano!... Perde tempo com a literatura em vez de estudar! Sim, estudar - a maneira de lixar os outros!...

Sines, 25 de Maio de 2010
Joaquim Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário